image

Música Poesia e Inspiração

Não me venha ensinar a voar;deixa-me aprender o bater das asas!

Conheça a Nossa Biografia / Tony Caroll

Antonio Carolino Bezerra Nasceu na cidade de Nilópolis RJ em 1963.

Ainda na infância começou a escrever pequenos versos onde o sonho de ser escritor aflorou desde então. O jeito muito tímido e a forma destacada das brincadeiras de menino sempre o levaram a ser um aluno comportado em sala de aula e muito observado pelos professores que ao final de cada ano letivo lhe presenteavam com livros e enciclopédias em razão de seu apego a leitura. Sempre admirado pelos colegas e amigo de todos era considerado muito inteligente e isso às vezes o incomodava. Tentando dar asas a sua imaginação, um dia com a ajuda do irmão que mais tarde se tornou pedreiro profissional, construiu uma casinha de pedras e barro molhado e dentro dela acomodou todos os seus livros, gibis e todos os dias a visitava onde ficava horas a fio lendo e relendo histórias naquele lugar que chamava de sua biblioteca.



Rádio tupi e o passaporte para a poesia.

Em uma época em que era muito difícil auto projetar-se ou apenas mostrar um pouco de sua obra Antônio viu o rádio como único veículo capaz de lhe mostrar um caminho. Assim, certo dia saiu de casa com alguns trabalhos embaixo do braço disposto a encontrar a radialista Cidinha Campos na   rádio tupi do Rio de janeiro. Impedido de entrar na emissora, deu um jeito de driblar a segurança e quase a porta do estúdio recebeu a atenção de uma recepcionista que educadamente lhe explicou todas as impossibilidades daquele momento e lhe ofereceu um cartão de visitas com o endereço de uma cooperativa de arte a qual divulgava novos poetas.


 Um espaço para os novos poetas


Fred Guewehr      

A cooperativa da arte (Cooparte) situava-se na Cinelândia centro do Rio de janeiro e tinha como presidente Fred Guewer um jovem idealista e escritor gaúcho disposto a abraçar novos talentos e difundir a arte de fazer poesias.

Acesse: Fred Guewehr /A Grande e Maravilhosa Viagem da Vida 


E assim nasceu Tony Caroll

Ao conhecer a cooperativa da arte (Cooparte) e pela primeira vez ao ser perguntado sobre o seu pseudônimo, sem muito esforço e em uma fração de segundos ele dividiu o seu nome e sobrenome e sem tempo para análises respondeu ao entrevistador: Tony Caroll.



Fred Guewer incentivando os novos poetas

A cooperativa da arte na pessoa de seu diretor Fred Guwehr lhe deu incentivo para escrever mais, e então Tony Caroll além das poesias passou também a se dedicar aos contos.


Assim como membro efetivo da cooparte escreveu e participou de movimentos poéticos dentro do projeto os novos poetas dos anos oitenta.




Alberto Brizola emprestando a voz aos novos poetas


Ouvinte assíduo do rádio nessa mesma época começou a enviar seus poemas para o programa Alberto Brizola  na rádio mundial AM e muitos deles foram lidos pelo então apresentador, ao som da música “Concerto para uma só voz” que se tornou sua canção preferida.











Além de radiofonizado, muitos de seus poemas também foram publicados no “jornal do amor” de responsabilidade do próprio Alberto Brizola.











Beto Santos



E foi através deste jornal que conheceu Beto Santos diretor do grupo teatral Ecoo-vardia sediado em Icaraí Niterói Rj onde se realizava seus principais ensaios e produções. Ao ingressar no grupo, Tony Caroll teve então a oportunidade de apresentar muitos de seus trabalhos poéticos nos diversos saraus que se faziam nas noites da cidade. 

Ainda nessa época tornou-se membro da academia petropolitana Raul de Leoni onde teve seu primeiro poema “Eternamente Luciane” publicado na coletânea os versos que dou.

Eternamente Luciane foi escrito em homenagem a Luciane Pereira irmã de Beto santos e radiofonizado por Alberto Brizola em seu programa caravana do amor.

Das poesias para peças de teatro

Já deslumbrado pelo teatro, escreveu então a sua primeira peça intitulada “A filha da Púlícia. Uma comédia com três personagens trabalhadas por alguns grupos. Apesar do nome sugestivo a filha da púlicia tratava-se da história de uma mulher de quarenta anos, vivendo constantes conflitos por não conseguir arranjar marido. Filha de um falecido policial Eulália já desiludida resolve ir embora para bem longe sem ao menos imaginar que a sua mãe, uma velha raposa já estivesse de olho no único homem a vir se interessar por ela.



Escola de teatro Martins pena e os novos amigos.


Logo depois ingressou no curso de teatro na escola Martins Pena onde conheceu diversos amigos entre eles: José Júnior atual presidente do Afro-regae e Roberto Carelli atual diretor da oficina de atores.





Casa natal ( Direita) do Barão do Rio Branco,Escola de Teatro Martins Pena,ano de 1989.Arquitetura do finalzinho do século XIII,na Rua Vinte de Abril nº 14,Centro,Rio de Janeiro.











A esquerda José Júnior fundador e atual presidente do grupo cultural Afro Reggae


Acesse:Afroreggae










A direita Roberto Carelli fundador e atual presidente da Oficina de atores.

Acesse:Oficina de atores










Poeta,escritor e instrutor de teatro.


Após três anos de intenso trabalho nos bastidores dos grupos ecoo-vardia e fascínio na direção de Beto Santos, Tony Caroll reunindo alguns amigos fundou o grupo de teatro Fantasia na cidade de Nilópolis Rj, onde ministrou aulas e dirigiu a peça “O rato que roeu a roupa do rei risonho” de sua autoria com ajuda de Roberto Carelli / ator e também estudante de música clássica na época o qual ficara responsável pela trilha sonora da produção.




O rato que roeu a roupa do rei risonho



Concursos literários, prêmios e publicações.

Em 2003 Tony Caroll recebeu o certificado e medalha de menção honrosa pela participação no concurso intervalo com o poema"Um canto para Luzia".

Em 2004 Tony Caroll recebeu certificado de menção honrosa pela participação no VI Concurso nacional e internacional de contos e poesias poeta Nuno Álvaro Pereira com os poemas "Ainda"./ "Delírios de Minha Amada"./ "Sede de Meu Amor".

Em 2004 Tony Caroll foi um dos poetas selecionados no concurso internacional de poesia livre prêmio Celito Medeiros tendo publicado o poema "Casa Vazia". 

Em 2011 recebeu certificado no  1º concurso temático de poesia sarau na casa d’alma promovido pela casa de cultura Elbe de Holanda ficando em 4º lugar com os poemas "Pedaços de Sabonete"./ "Sozinho". 

Em 2011 Tony Caroll recebeu certificado pela participação no XVI concurso prêmio literário Hernani Cidade 2011 na modalidade de narrativa como tema “ A paisagem que inspirou a minha infância” com o conto " O caçador de borboletas e sonhos".

Em 2011 Tony caroll recebeu certificado pela participação no XIV concurso de contos Alípio Mendes realizado pelo Ateneu Angrense de letras e artes pela apresentação o conto "Flor de Novembro". 

Em 2011 Tony Caroll recebeu da prefeitura de Casimiro de Abreu certificado pela participação no XII concurso de poesia de sua fundação cultural pela apresentação do poema "Retrato de Mulher". 


Em 2012 Tony Caroll foi um dos selecionados no V CLIPP Concurso literário de Presidente Prudente SP tendo publicado o poema "Casa Vazia"



Em 2012 Tony Caroll participou do projeto Um poema em cada árvore organizado pelo pelo Instituto Psia tendo exposto na cidade de Governador Valadares MG o poema "Casa Vazia". 





Dentre as suas principais obras poéticas estão:


Amor Minha Última Palavra




Resumo de uma linda história de amor escrita em poesias onde o autor não hesita em revelar os mais nobres sentimentos e convida o leitor a respirar cada um de seus versos como se fosse ele mesmo o protagonista de cada cena. Nesta coletânea o amor se faz presente em cada página ignorando preconceitos, inspirando o leitor a amar sem reservas e a fazer de cada instante uma linda evolução de sentimentos.


Este é um livro que retrata sentimentos de forma muito natural, mas também revela os mistérios que envolve as palavras, criando para os amantes um universo repleto de emoções onde viver um grande amor se torna algo esplendoroso. Amor Minha última Palavra traz em evidência cenas que parecem muito complexas, mas isso é apenas um motivo para aguçar o coração em busca do prazer de estar apaixonado e envolvido por alguém sem as chances de escolhas.

O que faz esta obra muito especial são os seus aspectos de simplicidade onde os poemas são verdadeiras histórias que refletem a paixão febril de corpos, a sede de amar sem restrições, a saudade de algo vivido intensamente, a esperança que brota em meio aos desejos e a teimosia em viver um romance ainda que seja proibido ou receba o rótulo de aberração.


Prefácio


Neste primeiro livro dedicado integralmente à obra do escritor e dramaturgo brasileiro Tony Caroll, o amor aparece em todas as suas nuances através de poemas impregnados de profundo sentimento e lirismo. Cada um dos poemas é uma pequena declaração de amor, ora impregnado de alegria, ora de melancolia, “mas sempre com grande habilidade em pintar imagens e sentimentos através de palavras”.






Uma antologia de pequenos e sublimes poemas de amor, direcionados aos casais apaixonados. Um livro que vem para aquecer ainda mais os corações daqueles que querem viver o folego das calorosas paixões. Um belo convite a efusão do amor onde corpos febris se procuram e se entregam na magia do querer sempre mais. Inverno cheio de amor serve como incentivo para aqueles que buscam o sabor do desejo e estão dispostos a assumir a saga do amor deixando corpo e alma fundirem-se na mais perfeita canção.

Inverno cheio de amor é um convite a todos os apaixonados que tem impregnado na alma o desejo de amar.


Então porque não despertar esse amor e aquecer o coração?

Prefácio

Acenda a lareira e deixe incidir a luz na penumbra da sala enquanto os lábios sedentos de desejo sussurram os mais bonitos versos de amor que arde durante o folego febril das ardentes paixões.
Aproveite o coração aquecido pelo amor, o brilho intenso dos olhos, os lábios molhados de desejo e os corpos envolvidos a perambularem no silêncio e faça-os bailar ao som da melodia mágica que brota sutilmente do silêncio enquanto desejos evaporam suando corpos e eternizando instantes de volúpia inventando lindos momentos que deixarão o clímax final sempre para depois. Um depois que jamais existirá enquanto corpos estiverem entrelaçados na busca infinita do desejo.

Segredos Inspirados no Cais...Poesias Completas



Quando imaginamos o cais lembramos logo do porto como o lugar de chegadas e partidas onde emoções e sentimentos se entrelaçam e também se evaporam, pessoas sorriem e se abraçam em tom de reencontros e despedidas e o que fica, são apenas imagens e lembranças ancoradas em um cenário tão calado que abriga tantas cenas de nossas vidas. Mas se esse cenário falasse o que diria de tantas coisas já vividas? Ou como traduziria tantas cenas já assistidas?Que valor atribuiria ao abraço, ao sorriso, a lágrima incontida ou a cada gesto de improviso atrelado ao impulso dos sentimentos?Assim somos nós, como o cais de um porto onde já vivemos muitas emoções impulsionadas pelo doce sabor da espera ou quem sabe a nostalgia de uma solidão. Segredos inspirados no cais é o resumo de tudo isso. Uma coletânea de poesias que traduz sentimentos de solidão, saudade, desilusões, esperança e até aqueles momentos cruéis onde a ironia é apenas mais um caminho para fugir do abandono e das decepções.

Quem nunca esteve em algum cais em determinados momentos de sua vida não vai me entender, porém quem gosta de cultivar suas lembranças vividas em algum lugar do coração certamente há de se identificar com este livro cujo emaranhado de coisas remetem a instantes sublimes de graça e beleza lapidados com instintos humanos.

A magia deste cenário criado em diversas páginas mescladas com imagens, pensamentos e poesias revelam simplesmente um coração que ancorado em diversos cais e portos se tornou prisioneiro da mais fidedigna inspiração de belíssimos momentos que o autor com muito zelo transportou para o papel.

Aqui leitura e eloquência se acasalam em um espaço especial para dar ao leitor a oportunidade de declamar histórias em tom de encenação como se estivesse em um grande palco iluminado e diante de uma enorme platéia a aplaudir cenas que se assemelham ou retratam as suas vidas.

E dentro desse ambiente lúdico que mistura sentimentos, histórias e cenas há também um pequeno universo em homenagem a algumas mulheres que mesmo sem a presunção de posar para um artista serviram de singela inspiração ao autor que com muita simplicidade descreveu suas vidas em verso e prosa.

José Carlos de Sales Leite










Todas as obras aqui apresentadas estão protegidas pela lei de direitos autorais e estão disponíveis nas seguintes livrarias: